segunda-feira, 21 de maio de 2018

Professor Chico Gretter Presidente da Aproffesp

Fala do professor Chico Gretter no Seminário sobre a reforma do ensino médio na subsede Oeste-Lapa da APEOESP - 12/05/2018

Consideramos que a presença das Ciências Humanas e da Filosofia é fundamental no currículo escolar do ensino médio e também do fundamental. Todavia, o viés tecnicista da Lei n° 13.415/17 e da nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC não levam em conta a formação integral dos jovens; eles estão preocupados mesmo é com a preparação de mão de obra para o mercado de trabalho no sistema capitalista, o grande “deus” que tudo domina; não é este o conceito que temos de “mundo do trabalho”, que envolve todas as dimensões do ser humano, em que a categoria do trabalho surge como essencial para a realização individual e social de cada um e de todos. Para os defensores do tal “novo ensino médio”, a educação humanista, crítica, criativa não entra na conta de seus cifrões!

Reforçamos a importância da participação de tod@s nas plenárias regionais e na plenária estadual que acontecerão dia 25/05/2018 com o tema: : “A reforma do ensino médio e a base (In) Comum Curricular”!

Participarão da mesa representantes de várias disciplinas e de entidades, professores da rede estadual, mestres e doutores. às 15h00 na Câmara dos Vereadores da cidade de São Paulo, 1° subsolo, Auditório Pedroso Horta.

Um comentário:

  A verdade dos senhores da guerra e seus impérios O povo cubano, sob o comando dos revolucionários de Serra Maestra, se insurgiu contra o d...